terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Soufflé de queijo

50g de margarina
50g de farinha
2,7dl de leite
3 ovos
150gr de queijo ralado (pode ser só um ou mistura de vários a gosto)

Derrete-se a margarina num tacho em lume brando. Adiciona-se a farinha e misturar, em seguida junta-se o leite e mexer até disolver completamente a farinha, e deixa-se engrossar.
Tira-se do lume e juntam-se as gemas batidas ao preparado mexendo sempre. Junta-se o queijo e tempera-se com sal e pimenta.
Bate-se as claras em castelo e junta-se ao preparado.
Unta-se uma forma com margarina e deita-se o preparado nessa forma. Leva-se ao lume cerca de 20 minutos.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Bolo de coco com glacé de limão

200 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
50 g de coco ralado
150 g de açúcar
2 ovos
2 dl de natas
125 g de margarina
Cobertura:
100 g de açúcar
1 limão
15 g de margarina
Mistura-se a farinha com o fermento, o coco e o açúcar numa tigela e abra uma cavidade ao meio. Juntam-se os ovos e as natas, misturando bem. Adiciona-se a margarina derretida e mexe-se. Deita-se a massa numa forma de buraco, previamente untada e polvilhada e leva-se a cozer ao forno durante cerca de 40 minutos. Depois de cozido, desenforma-se o bolo para o prato de serviço. Coloca-se o açúcar, um pouco de raspa da casca e 2 a 3 colheres de sopa de sumo do limão e a margarina numa tigela que possa ir ao microondas. Leva-e ao microondas durante cerca de 50 segundos. Mistura-se bem e deita-se o preparado sobre o bolo.

Beringelas recheadas com carne

Para 4 pessoas:
2 beringelas
2 dentes de alho
2 cebolas
50 g de margarina
300 g de carne de porco picada
2 tomates maduros
sal e pimenta
1 colher de sopa de salsa picada
0,5 dl de azeite
queijo ralado
Corta-se as beringelas ao meio no sentido longitudinal, tempera-se com sal e deixa-se a escorrer com a parte cortada virada para baixo. Descasca-se e pica-se finamente os dentes de alho e as cebolas e leva-se ao lume com a margarina até a cebola estar amarela. Junta-se a carne picada e mistura-se muito bem, manter em lume brando mexendo de vez em quando, até a carne estar cozinhada. Passa-se as beringelas por água fria corrente e escava-se a polpa sem ferir a casca. Corta-se a polpa em cubinhos e junta-se à carne. Tempera-se com sal, pimenta e junta-se a salsa picada. Colocam-se as beringelas num prato que possa ir ao microondas e recheiam-se com o preparado de carne. Rega-se com o azeite e leva-se ao microondas na potência máxima durante 6 minutos. Serve-se polvilhadas com queijo ralado.

Frango gratinado

Para 4 pessoas:
4 peitos de frango
50g de bacon em tiras
sal e pimenta
sumo de limão
ketchup
queijo ralado
margarina
Coloca-se os peitos de frango num recipiente que possa ir ao microondas, dá-se alguns golpes e introduz-se as tiras de bacon. Tempera-se com sal e pimenta, e rega-se com sumo de limão. Barram-se os peitos de frango com ketchup e espalha-se queijo ralado de modo a cobrir os peitos de frango. Colocam-se pedacinhos de margarina espalhados pelo recipiente e leva-se ao microondas cerca de 20 minutos na potência máxima ou até o frango estar cozinhado.
Pode-se acompanhar com arroz ou massa.

Feijão com canela

Para 4 pessoas:
1 cebola média
1 cubo de caldo de galinha
azeite q.b.
1 lata de feijão manteiga cozido
2 peitos de frango
5 colheres de sopa de ketchup
1 colher de sobremesa de canela
sal e pimenta

Prepara-se um refogado com a cebola, descascada e picada, o cubo de caldo de galinha e azeite. Quando a cebola estiver amarela, junta-se o ketchup e o peito de frango, cortado em pedaços pequenos. Quando a carne estiver cozida, adiciona-se a lata de feijão incluindo o liquido. Por fim junta-se a canela e, se for necessário, um pouco de água. Rectifica-se o sal e pimenta e deixa-se ferver durante cerca de 10 minutos.

Guacamole

Assim como gosto das bebidas também gosto das comidinhas mexicanas!

Para 4 pessoas:
1 abacate
1 dente de alho
2 colheres de chá de azeite
1/2 cebola
1 colher de sopa de sumo de limão
sal q.b.
1/2 colher de café de tabasco
1 tomate
Pela-se o tomate e retiram-se as sementes. Descasca-se o abacate (médio ou grande), retira-se o caroço e corta-se em pedaços. Coloca-se todos os ingredientes no copo misturador (o sumo de limão deve ser acabado de espremer) e bate-se bem até obter uma pasta. Antes de servir mistura-se 2 colheres de sopa de maionese e mexe-se bem. Sirve-se com tortilhas de milho ou nachos.

Margarita de Morango

Aqui fica a primeira receita de muitas!
E é de uma coisa que eu ADOROOOO! Sim eu sei que sou um bocado bebedolas mas enfim..

Para 2 pessoas:
100 ml de tequila
50 ml de triple sec cointreau
Doce de morango
Gelo
Coloca-se no liquidificador a tequila e o cointreau. Adiciona-se 8 colheres de café de doce de morango.
Tritura-se cerca de 15 cubos de gelo (pode ser com um pano de cozinha e bater ate estar bem partidinho) e adiciona-se ao resto dos ingredientes.
Para crustar o copo (por o sal nas bordas do copo), corta-se uma fatia de limão e humedece-se a borda e em seguida crusta-se com sal previamente distribuído num pratinho.
Bate-se tudo no liquidificador até que alcance a consistência necessária e sirve-se num copo de margarita ou numa caneca.